Aula do dia 18/03/2010
* O que aprendi?
Todo e qualquer povo possui um cultura, dita como a forma de demonstrar as raízes de um povo, mesmo que nem todas as pessoas sigam, que demonstra a diversidade entre grupos devido à variedade de crenças, pensamentos, modo de viver...
Quando se fala em cultura, dois termos ficam sendo o destaque: hierarquização (classificação e formação de uma “pirâmide” segundo algum aspecto que faz com que uma cultura tenha maior importância que outra) e relativização (cada cultura possui suas características de acordo com suas raízes, podendo ou não ter algo em comum com outra cultura, não podendo ser julgada segundo conceitos ou pensamentos de outra cultura- o que é certo para uma, pode ser errada para outra.); e mesmo querendo fugir de relacioná-la com esses dois aspectos, de forma indireta acaba-se levando a este relacionamento: cultura/ hierarquização, cultura/relativização.
* O que senti?
Achei muito interessante o debate na sala de aula que deixou claro a influência que a mídia causa nas culturas, modificando várias vezes o comportamento e a opinião das pessoas em relação a determinado assunto. A partir do preconceito ou falta de informação sobre determinada cultura é que surge a importância de se estudar as manifestações culturais de uma variedade de povos, pois desta forma, ao analisarmos e compreendermos o porquê de certas atitudes é que iremos deixar de analisar essas pessoas praticantes como pessoas erradas, que merecem ser desprezadas por um costume; e possivelmente iremos diminuir o número de conflitos já existentes.
* O que deve melhorar?
-Seria importante ser seguido um roteiro de aula, pois o debate da aula fez com que o vídeo não fosse visto. Uma forma que isso poderia ser evitado, seria colocar o seminário com o debate para o tempo restante da parte teórica da aula.
-Em relação à apresentação seminários, poderia ser formado um círculo para que o aluno não precisasse ir à frente da sala, pois ainda existem pessoas que ficam completamente inseguras com a situação e acaba não falando o que realmente queria devido a essa pressão gerada, prejudicando-se com seu desempenho. Isso poderia ser adotado pelo por uma “rodada” de apresentação de seminários, após que todos passassem por isso, começaria as apresentações à frente da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário